"Procuro minha própria história na singularidade do meu objeto; e ele encontra em mim, como em prospectiva, a sua. Encontra uma paixão, a minha; aquela em que meu discurso conseguirá talvez comunicar à minha volta (...). Um adágio paradoxal assegura que toda história é contemporânea." Paul Zumthor.
quarta-feira, 21 de março de 2018
VIII Encontro do Grupo - Convite à participação
O VIII Encontro tem a coordenação de nosso anfitrião na UFJF, o escritor e professor Fernando Fiorese e da doutoranda professora Angie Antunes.
Em breve a íntegra da Programação será divulgada.
sábado, 16 de setembro de 2017
CONVIDAMOS PARA O VII ENCONTRO DO GRUPO-PROGRAMAÇÃO 17 e 18 de outubro
PROGRAMAÇÃO
Auditório da Reitoria da UnB
Auditório da Reitoria da UnB
Resumos da
apresentações sobre a temática do
XX Congresso
Internacional de Humanidades *:
Desorientação
social, incertezas e reorientações em
contextos latino- americanos
contextos latino- americanos
Dia
17 de outubro de 2017
14h- 14h30
Mesa de Recepção
do VII Encontro
Profa.
Dra. Rozana Naves – diretora do Instituto de Letras /UnB
Profa.
Dra. Carmen Balart – decana da UMCE-Chile
Profa.
Dra. Sylvia Cyntrão- líder do Grupo de Pesquisa- Póslit/IL UnB
14h30h às 15h45
Mesa 1-LUGARES, RUMOS E REORIENTAÇÕES DAS QUESTÕES
ARTÍSTICO-CULTURAIS FRENTE À CONTEMPORANEIDADE
Sylvia
H. Cyntrão (UnB)
Projeto
“Mapeamento conceitual da crítica contemporânea mobilizada pelo grupo de
pesquisa ‘Textualidades contemporâneas: processos de hibridação’”.
Visa-se relatar a
proposta do trabalho de pesquisa que
terá como base de apoio os estudos analíticos apresentados nos encontros
temáticos de 2015 a 2017 pelos membros do Grupo ‘Textualidades contemporâneas:
processos de hibridação’. O conclusivo a que se pretende ao final de 2018 visa
a apontar características do sujeito discursivo cuja expressão acadêmica se
volta para as temáticas transversais de cunho existencial e relacional-social.
O processo de tradução contemporânea da tradição cultural latino-americana,
hibridamente construída, determina a necessidade em fazer uma abordagem crítica
sobre a produção do Grupo, para o afinamento do diálogo teórico interinstitucional.
___________________________
Júlio Cesar Valladão Diniz
(PUC-Rio/CNPq)
Memória, amnésia e invenção: o
testemunho do estrangeiro
O
trabalho tem como tema central a discussão sobre o testemunho como lugar de
fala na representação híbrida e desfocada do estrangeiro na contemporaneidade.
Os objetivos principais do texto são: refletir sobre
as representações do estrangeiro na
cultura contemporânea; configurar um
olhar (do) estrangeiro como categoria emergente num sistema multicultural
em tensão; e analisar representações estéticas na perspectiva dos
estudos culturais, com ênfase na discussão de questões do presente – corpo,
identidade, mercado, mídia, ética, política e nação.
_________________________________________
Wilton
Barroso Filho (UnB)
Epistemologia
da confusão: uma discussão sobre o papel do sujeito em Foucault na narrativa
literária contemporânea
As principais
características do conceito de sujeito em Foucault são o cuidado de si e a cultura
de si. Pretendemos aplicá-las a narradores duplos da literatura como nos
romances La modification de Michel
Butor, Aura de Carlos Fuentes e Uma duas de Eliane Brum, que cotejados
por Eu e os outros, texto teórico de Carlos Fuentes fazem emergir um problema
filosófico novo: a confusão ou negação da ordem estabelecida, o que obriga uma
releitura da constituição do sujeito foucaultiano, que faz emergir um sujeito impregnado de
presenteísmos agamberinos. Traz-se considerações relevantes acerca de uma
Estética da Confusão, e de uma Hermenêutica da Confusão, ou seja, levando em consideração as noções de tempo de
Ricoeur, podemos elencar algumas das novas perspectivas de velhas noções como
pertencimento e identidade no mundo globalizado contemporâneo.
15h45-Café
_________________________________________
16h- 17h30
Mesa 2- DESORIENTAÇÕES
SOCIAIS E AS NOVAS TEXTUALIDADES
Rogério Lima (UnB)
Corpo, o que a arte evoca em nós: corpo ruindo
A partir do tema do XX Congresso de
Humanidades: "Desorientação social, incertezas e reorientações em
contextos latino-americanos" e das inquietações críticas e teóricas
surgidas no âmbito das discussões dos encontros do grupo Textualidades
Contemporâneas: Processos de Hibridação esse trabalho volta a sua atenção para
aqueles que classificamos como objetos desconsiderados com o objetivo de
produzir um olhar reflexivo sobre a performance do artista a partir de eventos
considerados sem importância ou banais.
_____________________________________________
Rafaela Scardino (UFES)
Pulsações de um corpo que
se prolifera: precariedade e potência em Diamela Eltit
Os corpos dos personagens de Diamela Eltit oferecem sempre resistência ao poder,
seja ele exercido pela linguagem, pelas relações familiares ou institucionais.
Pretende-se analisar como a linguagem que se organiza a partir do corpo dos
personagens propõe formas de resistência e potência na aceitação de sua
precaridade, e como a precaridade é, ainda, fonte de uma perseverança à qual
esses sujeitos podem se ater.
___________________________________________
Natalia Valenzuela y Patricio Escorza (UMCE)
Identidad de mujeres con discapacidad desde una
perspectiva de género
La jerarquización de los poderes diferenciales
patriarcales, biomédicos y neoliberales, en el campo social de la discapacidad,
que han codificado los esquemas de percepción desde la categorización binaria
normal/anormal, influyen en las prácticas respecto de las conductas de
desviación social en mujeres con discapacidad, legitimando la lógica de la
rehabilitación como técnica de adiestramiento corporal a través del poder de la
normalización como tecnología política – ideológica. Son las mujeres “sanas”,
desde la dominación masculina y biomédica, las únicas que tienen derecho a las
expresiones erótico – afectivas y las únicas que pueden constituirse como
madres. Lo mismo sucede con la posibilidad de iniciar y mantener relaciones de
pareja, sean estas heterosexuales u homosexuales. La identidad erótico –
afectiva de las mujeres con discapacidad no es una edificación personal, es una
construcción social que les impone una vida assexuada.
_______________________________________________
Dia
18 de outubro de 2018
9h30 às 11h
Mesa 3- IMPASSES
HISTÓRICOS LATINO-AMERICANOS E SUA REPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA
Carmen Balart e Silvia Cortés (UMCE)
Múltiples voces, diferentes lecturas, un mundo
histórico-literario: Tengo miedo torero,
de Pedro Lemebel
Variados y antitéticos discursos constituyen el
mundo narrativo de Tengo miedo torero,
de Pedro Lemebel (1952-2015). El asunto de la novela, una circunstancia
histórica: la emboscada al dictador Augusto Pinochet, en 1986, recreada desde
la perspectiva de la ficción. En el relato, no hay una sola voz, sino una
multiplicidad de voces, cada una desde su verdad, y todas ellas, en su
simultaneidad, develan el destino de una época, de unos personajes, de un
tiempo-espacio, construido mediante un lenguaje irreverente que denuncia social
y políticamente. Se entrecruzan: el mundo militar, Pinochet, los generales y
los “milicos”; Lucía Hiriat y las esposas de los militares; Carlos y los
revolucionarios del Frente Patriótico Manuel Rodríguez; el protagonista, la
Loca del Frente y sus amigas; y, de trasfondo, radio Cooperativa, que anuncia y
denuncia incidentes.
__________________________________
Elga
Pérez-Laborde (UnB)
Proposta
escritural e desestruturação da linguagem na obra de Diamela Eltit
Nesta comunicação
analisamos a narrativa de Diamela Eltit como construção de um projeto
crítico-literário, cujo propósito consiste e insiste em produzir uma escrita
que interpela ordens institucionais e estéticas no processo de textualização.
Através da interpretação simbólica dos romances Los trabajadores de la muerte e Fuerzas
especiales tentamos desvendar suas transgressões, estratégias e a
consequente desarticulação dos discursos hegemônicos patriarcais.
_____________________________________________
Luis Aravena (UMCE)
Acuerdos y
desacuerdos; disensos en la transición chilena. El caso del Partido Comunista.
La prolongada transición política de la década
de los 80 y 90 en Chile ha sido caracterizada como “transición pactada” debido
a los acuerdos establecidos entre el régimen saliente (Gobierno Cívico –
Militar encabezado por Pinochet) y el gobierno entrante (Concertación de
Partidos por el No). Aunque predominaron los acuerdos, el disenso estuvo
marcado por un histórico partido de izquierda: el Partido Comunista de Chile.
La vía política y la vía armada para terminar con el régimen de Pinochet, será
punto de desencuentro entre la Concertación y el Partido Comunista. El descarte inicial de contar
con el PC como un aliado, marcada por la fuerte oposición de la Democracia Cristiana
y a la vez la resistencia de las figuras más reconocidas del PC, mostrará
fuertes contrastes con la actualidad.
_____________________________________________
Jaime Galgani (UMCE)
Vicente Huidobro, poeta y reportero de guerra.
Hibridación genérica literario-periodística en el contexto de la Segunda Guerra
Mundial y la Guerra Civil Española
En el contexto de las investigaciones relacionadas
con el proyecto FONDECYT REGULAR 1160222, y en el análisis de textualidades
contemporáneas híbridas, se presentan resultados relacionados con la
investigación sobre la colaboración del poeta Vicente Huidobro como reportero y
cronista durante la Segunda Guerra Mundial y la Guerra Civil Española. El
propósito de la investigación: definir cómo el poeta chileno moviliza los
recursos poético-literarios al ámbito periodístico y al del reportaje y crónica
de guerra. Son tres los aspectos revisados: movilizaciones de recursos
retóricos literarios a la prensa, presupuestos ideológicos del discurso
huidobriano y relaciones entre literatura y prensa. El modelamiento teórico
considera los aportes de los escritores en la prensa entre 1880 - 1945,
caracterizado por la asunción de la modernidad latinoamericana.
____________________________________________
11h- Café
11h15- 12h45
Mesa 4
LEITURAS
E REORIENTAÇÕES PARA IMPASSES CONTEMPORÂNEOS
Fernando
Fiorese (UFJF)
Borges
e Cortázar: os transtornos da metafísica
A partir da leitura de
duas breves narrativas dos escritores argentinos Jorge Luis Borges (“Del rigor en
la ciencia”) e Julio Cortázar (“Su fe en las ciencias”) pretende-se pensar os
modos e manobras da literatura latino-americana no sentido de realizar a
crítica do domínio global da objetividade da ciência-técnica e do ideal europeu
de civilização e progresso enquanto desdobramentos do sistema metafísico.
______ _________________________________________
Teresa
Ayala (UMCE)
El
poder de la imagen dentro del texto. Multimodalidad en la era digital
En el presente siglo
la tecnología digital ha permitido la circulación de nuevas textualidades que
se caracterizan por ser multimodales
gracias a la utilización de diversos modos
semióticos. La imagen se constituye en un componente fundamental que está
presente en distintas manifestaciones discursivas, por lo que en el presente
trabajo se intenta reflexionar respecto del valor de la imagen en la era
digital.
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René Zúñiga (UMCE)
La modernidad en la hibridación de la lira popular. Lectura de Rodolfo Lenz
La lira popular se caracteriza por un doble juego dinámico. Por una parte, desde el punto de vista de la creación, quiere acercarse a la literatura de prestigio, al modelo, a la tradición legitimada. Por otra, desde el punto de vista de la difusión oral de la producción, sus poetas apuntan a las clases postergadas, a los rincones urbanos más marginados, a los que no tienen acceso al libro y a la cultura en general. Así entonces, se va configurando en los textos líricos una articulación al menos doble; desde la enunciación tradicional de prestigio y al mismo tiempo desde una enunciación más didáctica y picaresca. Este fenómeno puede apreciarse claramente en la lírica amorosa, para lo cual se ha tenido presente particularmente la obra del poeta popular Daniel Meneses. Creemos que la interpretación de Rodolfo Lenz sobre la dinámica de lo popular es coincidente con lo que aquí se expone.
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Miguel
Jost (PUC-Rio )
Literatura
e educação: dilemas e impasses contemporâneos
O objetivo dessa
comunicação é debater de forma crítica como a literatura, nesse caso a partir
do livro Múltipla escolha do chileno
Alejandro Zambra, e o cinema, a partir do curta-metragem Nada do brasileiro Gabriel Martins, vem colocando em tensão o
modelo educacional de base como estruturado no contexto dos dois respectivos
países.
_______________________________________________
12h45-13h
Mesa de Encerramento
* coordenação geral do XX Congresso-profa. Dra. Elga Laborde
organização do VII Encontro- profa. Dra. Sylvia Cyntrão (ssylvia.c@gmail.com)
* coordenação geral do XX Congresso-profa. Dra. Elga Laborde
organização do VII Encontro- profa. Dra. Sylvia Cyntrão (ssylvia.c@gmail.com)
segunda-feira, 31 de julho de 2017
ABRALIC- Simpósio 74 “Textualidades contemporâneas – processos de hibridação”
PROGRAMAÇÃO
08 de agosto
Manhã- 9h às 11h
9h- ABERTURA
-Saudação dos coordenadores do Simpósio
9h15- Mesa 1: Procedimentos e trânsitos das escritas
contemporâneas
Rogério Lima (UnB)
Textualidades dos espaços em trânsito: percepções, sensibilidades e
afetos. (Mediador):
Daniel Castanheira
(PUC-Rio): Quatro pontos de dispersão:
fratura, exílio, asilo, desistência.
Raissa de Góes (PUC-Rio): Esquecimento
– Procedimento de escrita em três movimentos.
Mariana Kaufman (PUC-Rio):
Para que tudo não vire poeira, ainda.
Anderson Pires da Silva
(UFJF): A ficção contemporânea de Lourenço Mutarelli: as histórias em
quadrinhos como extensão da literatura.
Tarde-14h às 16h
Mesa 2: Literatura contemporânea e as híbridas
estratégias narrativas
Sylvia Cyntrão
(UnB): Francisco é Francisco? Do gosto da especulação no romance de Chico
Buarque de Holanda (Mediadora)
Elizabeth Barros de Souza
Lima (UnB): Literatura e espetáculo: A ironia como desejo em Leite Derramado.
Wilton Barroso Filho (UnB):
Epistemologia da confusão: uma discussão sobre o papel do sujeito em Foucault
na narrativa literária contemporânea.
Denise Moreira Santana (UnB):
As vozes narrativas em busca de suas raízes.
09 de agosto
Manhã- 9h às 11h
Mesa 3: Escritas
de intervenção: literatura e práticas do comum
Miguel Jost
(PUC-Rio): Políticas do audiovisual
no Brasil contemporâneo: novos agentes, novas estéticas. (Mediador)
Marina Lima Mendes
(PUC-Rio): Coletivos de cultura e ocupações: modos contemporâneos de reformular
subjetividades e disputar narrativas
Julia Casotti Nogueira
(PUC-Rio): Inscrições Urbanas: A cidade como suporte de outras escritas
contemporâneas
Vitor Grabowski de Paiva
(PUC-Rio): CEP 20.000: O direito à existência literária para além do livro
Felipe Paranaguá Braga
(PUC-Rio): A parte do fogo: aproximações, equivalências, e narrativas do
incêndio do MAM.
Tarde-14h às 16h
Mesa 4: Processos híbridos em literatura e música
Paulo da Costa e Silva (UFRJ) e Gustavo Sant’Anna (PUC-Rio):
Bob Dylan e o híbrido da
canção. (Mediador)
Angie Miranda Antunes
(UFJF): Titãs, Torquato e Neruda: a textualidade da despedida.
Aicha de Figueiredo Barat
(PUC-Rio): A capa e o estado permanente de invenção de si: a capa de disco como
suporte para o (auto)retrato do artista.
Patrícia A. Schroeder
Gonçalves (USP): “Eu tô te explicando pra te confundir”
A questão da personagem na
ficção e o livro autobiográfico de Tom Zé.
Bernardo Mouzinho Girauta
(PUC-Rio): Música e notação: das musas à indeterminação.
10 de agosto
Manhã- 9h às 11h
Mesa 5: Dispositivos híbridos: campos de força na
contemporaneidade
Júlio Cezar Valladão Diniz (PUC-Rio/CNPq): Quereres – notações sobre três
pequenos gestos (Mediador)
Leonardo Villa-Forte
(PUC-Rio): Conversas entre teoria e ficção na obra e prática de escritores-professores
universitários neste início de século XX.
Livia de Sá Baião
(PUC-Rio): Guimarães Rosa curador de Guimarães Rosa.
Tiago Leite Costa
(PUC-Rio): Terry Eagleton e ideologia do híbrido
Ana Gabriela Roiffe
(PUC-Rio): O pop-camp político do Teatro do Ridículo.
Tarde-14h às 16h
Mesa 6: Literatura e história: aspectos da memória e do
tempo
Flavio Martins Carneiro (UERJ): De volta ao labirinto: entre a literatura e a
história. (Mediador)
Danusa Depes Porta
(PUC-Rio): (Trans)tornar (a) o tempo e (a) história.
Jaime Galgani (UMCE- Chile):
Literatura y prensa: intimidad escritural y contexto de violencia en corresponsales de guerra.
Livia Penedo Jacob (UERJ):
Memória, horror e alteridades em “Nove noites” de Bernardo Carvalho.
Lucas Fernando Gonçalves
(UnB): A epistemologia do romance: fundamentação, pensamento, espírito e
memória.
11 de agosto
Manhã- 9h às 11h
Mesa 7: Escritas contemporâneas: questão de vida,
questão de morte
Fernando Fiorese (UFJF): Três poetas brasileiros e o rapto da pós-modernidade. (Mediador)
Marcio Tavares dos Santos
(UFRGS): Poesia tropicália: uma análise da poesia na obra de Hélio Oiticica.
Maria Beatriz Castanheira
(PUC-Rio): Sobre a escritura expandida de Nuno Ramos: para pensar-viver-sentir
como modos artísticos de estar no mundo.
Nathália Coelho da Silva
(UNB): A ficção enquanto possibilidade de se pensar o humano: estudos sobre o
sujeito em “Uma duas”, de Eliane Brum.
Ana Maria Lisboa de Mello
(UFRJ): Deslocamento, memória e hibridação cultural em “La dot de Sara”, de
Célie-Marie Gagnant.
Tarde-14h às 16h
Mesa 8: Literatura e campo ampliado: escritas
indisciplinadas
Frederico Coelho (PUC-Rio): Escritas da infratura (Mediador)
Omar Salomão (PUC-Rio):
Suspiro – o que sobra e o que some através de Mira Schendel.
Adriana Maciel (PUC-Rio):
O movimento dos corpos na renga particular de John Cage.
Luiz Guilherme Fonseca
(PUC-Rio): Intoxicação voluntária e escritas de si na produção de
subjetividades dissidentes.
Charles Philippe Jacquard
(PUC-Rio): Imaginismo onilírico: pode o sonho produzir narrativas políticas?
15h45/16h- ENCERRAMENTO- Balanço , síntese do evento.
Fernando Fiorese , Júlio Diniz e Miguel Jost e Sylvia Cyntrão (coord.) _____________________________
terça-feira, 25 de julho de 2017
SIMPÓSIO 74 DA ABRALIC- grandes textos em contexto, de 8 a 11 de agosto, na UERJ!
08 de agosto - manhã 9h às 11h
9h- SAUDAÇÃO DE ABERTURA dos coordenadores do Simpósio
9h- SAUDAÇÃO DE ABERTURA dos coordenadores do Simpósio
9h15 às 11h
"Procedimentos e trânsitos das escritas contemporâneas"
Rogério Lima (MEDIADOR),Daniel Castanheira,Raissa de Góes,Mariana Kaufman, Anderson Pires da Silva
08 de agosto - tarde 14h às 16h
"Literatura contemporânea e as híbridas estratégias narrativas"
Sylvia Helena Cyntrão (MEDIADORA) ,Elizabete Barros,Wilton Barroso Filho,Denise Moreira Santana
09 de agosto - manhã 9h às 11h
"Escritas de intervenção: literatura e práticas do comum"
Miguel Jost (MEDIADOR),Marina Lima Mendes,Julia Casotti Nogueira
Vitor Grabowski de Paiva,Felipe Paranaguá
09 de agosto - tarde 14h às 16h
"Processo híbridos em literatura e música"
Paulo da Costa e Silva (MEDIADOR), Angie Miranda Antunes,Aicha de Figueiredo Barat, Bernardo Mouzinho Girauta, Patrícia Anette S.Gonçalves, Gustavo Sant'Anna de Souza
10 de agosto -manhã 9h às 11h
"Dispositivos híbridos: campos de força na contemporaneidade"
Júlio Diniz (MEDIADOR),Leonardo Villa-Forte,Livia de Sá Baião,Tiago Leite Costa,Ana Maria Lisboa
10 de agosto - tarde 14h às 16h
"Literatura e história: aspectos da memória e do tempo"
Flavio Martins Carneiro (MEDIADOR),Danusa Depes Porta
Jaime Galgani,Livia Penedo Jacob,Ana Gabriela Dickstein Roiffe
11 de agosto -manhã 9h às 11h
"Escritas contemporâneas: questão de vida, questão de morte"
Fernando Fiorese (MEDIADOR),Maria Beatriz Castanheira,Nathália Coelho da Silva,Lucas Fernando Gonçalves
11 de agosto - tarde 14h às 16h
"Literatura e campo ampliado: escritas indisciplinadas"
Frederico Coelho (MEDIADOR),Omar Salomão,Adriana Maciel,Luiz Guilherme Fonseca,Charles Jacquard
15h45 -ENCERRAMENTO- Balanço-síntese da vivência.
"Procedimentos e trânsitos das escritas contemporâneas"
Rogério Lima (MEDIADOR),Daniel Castanheira,Raissa de Góes,Mariana Kaufman, Anderson Pires da Silva
08 de agosto - tarde 14h às 16h
"Literatura contemporânea e as híbridas estratégias narrativas"
Sylvia Helena Cyntrão (MEDIADORA) ,Elizabete Barros,Wilton Barroso Filho,Denise Moreira Santana
09 de agosto - manhã 9h às 11h
"Escritas de intervenção: literatura e práticas do comum"
Miguel Jost (MEDIADOR),Marina Lima Mendes,Julia Casotti Nogueira
Vitor Grabowski de Paiva,Felipe Paranaguá
09 de agosto - tarde 14h às 16h
"Processo híbridos em literatura e música"
Paulo da Costa e Silva (MEDIADOR), Angie Miranda Antunes,Aicha de Figueiredo Barat, Bernardo Mouzinho Girauta, Patrícia Anette S.Gonçalves, Gustavo Sant'Anna de Souza
10 de agosto -manhã 9h às 11h
"Dispositivos híbridos: campos de força na contemporaneidade"
Júlio Diniz (MEDIADOR),Leonardo Villa-Forte,Livia de Sá Baião,Tiago Leite Costa,Ana Maria Lisboa
10 de agosto - tarde 14h às 16h
"Literatura e história: aspectos da memória e do tempo"
Flavio Martins Carneiro (MEDIADOR),Danusa Depes Porta
Jaime Galgani,Livia Penedo Jacob,Ana Gabriela Dickstein Roiffe
11 de agosto -manhã 9h às 11h
"Escritas contemporâneas: questão de vida, questão de morte"
Fernando Fiorese (MEDIADOR),Maria Beatriz Castanheira,Nathália Coelho da Silva,Lucas Fernando Gonçalves
11 de agosto - tarde 14h às 16h
"Literatura e campo ampliado: escritas indisciplinadas"
Frederico Coelho (MEDIADOR),Omar Salomão,Adriana Maciel,Luiz Guilherme Fonseca,Charles Jacquard
15h45 -ENCERRAMENTO- Balanço-síntese da vivência.
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COORDENAÇÃO:
Sylvia Cyntrão (UnB); Júlio Diniz e Miguel Jost (PUC-RIO);Fernando Fiorese (UFJF).
segunda-feira, 10 de julho de 2017
ABRALIC- SIMPÓSIO DO GRUPO "TEXTUALIDADES CONTEMPORÂNEAS"- PROGRAMAÇÃO
ABRALIC
2017
Programação Simpósio 74
Coordenação : Fernando Fiorese, Júlio Diniz , Miguel Jost e Sylvia Cyntrão
Coordenação : Fernando Fiorese, Júlio Diniz , Miguel Jost e Sylvia Cyntrão
_____________________________________
8
de Agosto (terça-feira) – manhã Mesa 1:
1) Rogério Lima (UnB): Textualidades dos
espaços em trânsito: percepções, sensibilidades e afetos.
2)
Daniel Castanheira (PUC-Rio): Quatro pontos
de dispersão: fratura, exílio, asilo,
desistência.
3)
Raissa de Góes (PUC-Rio): Esquecimento –
Procedimento de escrita em três movimentos.
4)
Mariana Kaufman (PUC-Rio): Para que tudo não
vire poeira, ainda.
8
de Agosto –tarde Mesa 2:
1) Sylvia
Helena Cyntrão (UnB): Francisco é Francisco?(Do gosto da especulação no romance de Chico Buarque de
Holanda)
2) Elizabeth
Barros de Souza Lima (UnB): Literatura e espetáculo: A ironia como desejo em Leite Derramado.
3)
Wilton Barroso Filho (UnB): Epistemologia da
confusão: uma discussão sobre o papel do sujeito em Foucault na narrativa
literária contemporânea.
4)
Denise Moreira Santana (UnB): As vozes narrativas
em busca de suas raízes.
___________________________________
9
de Agosto (quarta-feira) –manhã Mesa 3:
1)
Miguel Jost (PUC-Rio): Políticas do
audiovisual no Brasil contemporâneo: novos agentes, novas estéticas.
2)
Marina Lima Mendes (PUC-Rio): Coletivos de
cultura e ocupações: modos contemporâneos de reformular subjetividades e
disputar narrativas.
3)
Julia Casotti Nogueira (PUC-Rio): Inscrições
Urbanas: A cidade como suporte de outras escritas contemporâneas.
4)
Vitor Grabowski de Paiva (PUC-Rio): CEP
20.000: O direito à existência literária para além do livro
5) Felipe
Paranaguá Braga (PUC-Rio): A parte do fogo: aproximações, equivalências, e
narrativas do incêndio do MAM.
9
de Agosto –Tarde Mesa 4:
1) Paulo da
Costa e Silva (UFRJ): Bob Dylan e o
híbrido da canção.
2)
Angie Miranda Antunes (UFJF): Titãs,
Torquato e Neruda: a textualidade da despedida.
3)
Aicha de Figueiredo Barat (PUC-Rio): A capa
e o estado permanente de invenção de si: a capa de disco como suporte para o
(auto)retrato do artista.
4)
Bernardo Mouzinho Girauta (PUC-Rio): Música
e notação: das musas à indeterminação .
5) Patrícia
Anette Schroeder Gonçalves (USP): “Eu tô te explicando pra te confundir” – A
questão da personagem na ficção e o livro autobiográfico de Tom Zé.
___________________________________
10
de Agosto (quinta-feira) –manhã Mesa 5:
1)
Júlio Diniz (PUC-Rio): Quereres – notações
sobre três pequenos gestos.
2)
Leonardo Villa-Forte (PUC-Rio): Conversas
entre teoria e ficção na obra e prática de escritores-professores
universitários neste início de século XX.
3)
Livia de Sá Baião (PUC-Rio): Guimarães Rosa
curador de Guimarães Rosa.
4)
Tiago Leite Costa (PUC-Rio): Terry Eagleton
e ideologia do híbrido.
10
de Agosto – Tarde Mesa 6:
1) Flavio
Martins Carneiro (UERJ): De volta ao labirinto: entre a literatura e a história.
2) Danusa Depes Porta (PUC-Rio): (Trans)tornar
(a) o tempo e (a) história.
3) Jaime Galgani (UMCE- Chile): Literatura y
prensa: intimidad escritural y contexto de violencia en corresponsales de guerra.
4) Livia
Penedo Jacob (UERJ): Memória, horror e alteridades em “Nove noites”de Bernardo
Ca
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11
de Agosto (sexta-feira)– Manhã Mesa
7:
1)
Fernando Fiorese (UFJF): Três poetas
brasileiros e o rapto da pós-modernidade.
2)
Maria Beatriz Castanheira (PUC-Rio): Sobre a
escritura expandida de Nuno Ramos: para pensar-viver-sentir como modos
artísticos de estar no mundo.
3)
Nathália Coelho da Silva (UnB): A ficção
enquanto possibilidade de se pensar o humano: estudos sobre o sujeito em ˜Uma
duas”, de Eliane Brum.
4) Lucas
Fernando Gonçalves (UnB): A epistemologia do romance: fundamentação,
pensamento, espírito e memória.
11
de Agosto –Tarde Mesa
8:
1) Frederico
Coelho (PUC-Rio): Escritas da infratura.
2) Omar Salomão (PUC-Rio): Suspiro – o que
sobra e o que some através de Mira Schendel.
3) Adriana Maciel (PUC-Rio): O movimento dos
corpos na renga particular de John Cage.
4) Luiz Guilherme Fonseca (PUC-Rio):
Intoxicação voluntária e escritas de si na produção de subjetividades
dissidentes.
5) Charles
Philippe Jacquard (PUC-Rio): Imaginismo onilírico: pode o sonho produzir
narrativas políticas?
______________________________________
domingo, 11 de junho de 2017
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